A energia solar fotovoltaica funciona por meio da absorção da radiação solar feita pelos módulos solares. Esses módulos fazem parte do conjunto de equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico e, normalmente, são instalados no telhado das casas e indústrias, ou no solo, mais utilizado em ambientes rurais.
Cada módulo tem uma potência e absorve a irradiação solar conforme a sua capacidade. A energia captada pelos módulos é enviada até o inversor solar, que converte a energia recebida de corrente contínua para corrente alternada, que é a utilizada na rede elétrica dos locais de instalação.
A energia solar é uma fonte renovável de energia gerada pela irradiação do sol. A cada ano, surgem novas maneiras de aproveitar essa forma de energia, o que faz com que o mercado desse setor cresça gradativamente.
A energia solar é proveniente da irradiação emitida pelos raios solares e tem se difundido com a geração de energia elétrica a partir de sistemas fotovoltaico.
O mais interessante sobre essa energia é que ela é proveniente de uma fonte renovável e inesgotável: o sol. Isso faz com que seja extremamente sustentável, favorecendo o meio ambiente, pois, quanto mais for utilizada, menos impactos negativos serão provocados.
Simule o custo da energia solar
Sendo fonte de energia solar o próprio sol, o seu potencial é gigantesco. Não há limites de utilização para produzir energia, isso depende somente do tamanho do seu sistema.
Para ter um sistema solar fotovoltaico em casa, em uma indústria ou estabelecimento comercial, basta adquirir um Kit Fotovoltaico (módulos solares, inversor solar, string box, sistema de fixação das placas, conectores e cabeamentos de qualidade).
O sol é uma fonte existente há milhões de anos e se mostra apto a continuar sendo a matriz de vida no mundo por mais alguns bilhões de anos, pelo menos. Logo, isso significa que a energia solar sai na frente de qualquer outra forma de geração.
Entenda cada solução
Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em comparação com janeiro e fevereiro de 2021, a produção de energia solar teve um aumento de 80% em 2022.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), 110 mil sistemas fotovoltaicos de mini e microgeração foram instalados no Brasil, movimentando R$ 4,8 bilhões, além de gerar mais de 14 mil empregos na área.
Os preços reduzidos dos equipamentos, a grande quantidade de irradiação solar presente no Brasil, o constante aumento no valor das faturas de energia elétrica e a possibilidade de contribuir com o meio ambiente são apenas alguns dos fatores que viabilizam esse crescimento aqui no país.
Veja quando custa instalar energia solar
Para captar energia solar é preciso aproveitar a irradiação solar por meio de tecnologias.
Algumas formas de geração de energia solar, nesse sentido, são a arquitetura bioclimática, a energia solar térmica, a heliotérmica e a forma mais difundida na atualidade: a energia solar fotovoltaica.
No caso da arquitetura bioclimática, a luz do sol é aproveitada por meio da estrutura de edificações. Uma casa pode contar com janelas, aberturas, clarabóias e outras estratégias que aproveitam a luz do sol para iluminar o imóvel durante o dia, por exemplo.
Outras opções interessantes são a energia solar térmica e a heliotérmica. Esses tipos de captação funcionam com o aquecimento concentrado de líquidos, realizado pela luz do sol, sendo recomendado para grandes projetos industriais.
A captação ocorre com a ajuda de um equipamento fotovoltaico, que recebe a irradiação solar e a transforma em energia elétrica, podendo ser utilizada para abastecer diversos tipos de residências e mpreendimento.
O investimento para a compra e a instalação do equipamento fotovoltaico são compensados com a economia financeira que terá com a redução na conta de energia.
Durante o dia, o sistema on-grid capta a energia solar, faz a conversão e envia a energia produzida para a rede de distribuição. À noite, a rede fornece energia elétrica normalmente para o local e, depois, gera um desconto na conta de luz referente ao que foi gerado e introduzido na rede durante o dia.
Também é possível utilizar o sistema off-grid, que utiliza diversas baterias para armazenar a energia gerada pela luz do sol e transformada em energia elétrica pelo inversor solar. Nesse modelo, não há conexão com a rede elétrica, por isso, também é chamado de autônomo.
Confira alguns dos principais benefícios de se utilizar a energia fotovoltaica e como aproveitar a energia solar para obter uma alternativa sustentável e econômica de energia:
Menor preocupação com as bandeiras tarifárias
Ocupa pouco espaço e é de fácil instalação
Oportunidade de geração de energia em locais remotos
Possibilidade de armazenamento em bancos de bateria para consumo noturno independente da rede elétrica
Equipamentos para produção com excelente custo-benefício
A instalação pode ser feita em casas, comércios e indústrias
Geração de empregos de forma distribuída pelo território nacional
Energia silenciosa, não emite ruídos em sua produção
Redução dos impactos ambientais negativos, pois reduz emissão de CO2. e a construção de usinas fotovoltaicas não agride o meio ambiente
Grande economia no médio e longo prazos
Geração de energia em locais não contemplados pelas distribuidoras em sistemas off-grid
Redução dos perigos de racionamento e apagão elétrico em sistemas off-grid
No caso de empresas, melhoria da sua imagem no mercado
Baixo valor de investimento inicial e tempo de implantação, quando comparado com qualquer outra matriz energética (carvão, gás natural, hidrelétrica, termelétrica, biomassa etc.).
Um sistema de energia fotovoltaico bem dimensionado permite ao usuário economizar até 95% em sua conta de luz. Só não é possível reduzir a zero, porque o custo de taxa de disponibilidade de rede, cobrado pela concessionária elétrica, não tem como evitar.
A vida útil de um sistema fotovoltaico é de 25 a 30 anos, dependendo dos componentes do sistema. Nos parâmetros atuais (inflação e valor da energia elétrica), o prazo médio para retorno no investimento é de 4 a 5 anos em sistemas comprados com pagamento à vista e 6 anos em caso de financiamento.
Atualmente, diversas instituições financeiras oferecem crédito barato para aquisição de sistemas fotovoltaicos, com carência de 3 a 4 meses e prazo de financiamento de 5 a 6 anos.
No mercado norte-americano, foi apurado que a instalação de sistemas de energia fotovoltaica em residências possibilitou a valorização de até 30% no imóvel, quando o sistema é recém-instalado.
O sistema fotovoltaico não precisa estar instalado fisicamente na localidade de consumo. Se o usuário reside em um apartamento na cidade e possui, por exemplo, uma casa no campo, é permitido instalar na casa de campo e abater no valor da conta de luz do apartamento na cidade, isoladamente ou em conjunto com a casa de campo.
Na realidade, é permitido ao usuário distribuir os créditos de um sistema para quantas propriedades desejar, desde que as contas de luz sejam vinculadas à mesma concessionária do local da geração de energia e que estejam no mesmo CPF ou CNPJ do usuário.
Durante a utilização do sistema fotovoltaico, as placas solares devem ser limpas, pelo menos, duas vezes ao ano em lugares com muita poeira ou falta de chuva. Entretanto, em locais com um índice de chuva favorável, a limpeza deve ser feita anualmente, visando manter a eficiência do sistema fotovoltaico.
A CorSolar está atuando nesse mercado de energia solar, proporcionando soluções de qualidade para seus clientes.
Estamos constantemente estudando o potencial das fontes de energia renováveis na geração distribuída para oferecer uma solução completa para ambientes residenciais, comerciais, industriais e rurais.
Para saber mais, fale com um integrador de energia solar da CorSolar, que é um especialista na instalação de sistemas fotovoltaico de pequeno e grande porte, garantindo kits completos de equipamentos para você aproveitar todos os benefícios da energia solar.
Fale com um integrador CorSolar